quarta-feira, 21 de outubro de 2015

BOLINHAS DE ISOPOR + TINTA + COLA + PALITO + DEDICAÇÃO DO ALUNO = CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

     A Química pode ser vista e interpretada partindo-se de três visões:
  1. Microscópica - Já que muitas das análises só tornam-se possíveis devido a utilização de instrumentos que ampliam nossa visão;
  2. Macroscópica - Existem muitas transformações em nosso meio que dispensam equipamentos sofisticados, apresentando características bem notórias. Exemplo disso é a utilização de indicadores ácidos-base onde se predomina a alteração de cor de acordo com o pH da substância; e por último,
  3. Simbólica - Que representa a interpretação deligações entre átomos e a formação de substâncias. Apesar de não conseguirmos, ainda, visualizar um átomo,alguns mecanismos de ligação se fazem necessários na interpretação e entendimento de propriedades apresentadas pelas substâncias.

     No dia 02 de outubro a turma do 3º A manhã, através de uma oficina de modelos moleculares, tornou um pouco mais concreto a simbologia que existe entre átomos e a formação de substâncias. 
     Abaixo, disponibilizo fotos sobre essa prática que, além da interpretação simbólica citada acima, tinha como objetivo, melhorar os conceitos dos alunos sobre Funções Nitrogenadas e seus grupos funcionais.

















2 comentários:

  1. Aprendi muito nesta aula, obrigado professor Fabiano pelo seus conselhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que os objetivos dessa prática foram alcançados.
      Esse é o nosso trabalho, Pedro Felipe.

      Excluir