quinta-feira, 26 de março de 2015

POLÍMEROS - AULA DE CAMPO

     Os polímeros, conhecidos popularmente como plásticos, vem, cada vez mais, aumentando o problema com o lixo e seu descarte. Garrafas de refrigerante, sacolas plásticas, fraldas e absorventes geram milhões de toneladas de lixo por ano.
     Diante de tal impacto foi preciso pensar em atitudes que não se resumam na leitura e interpretação de dados estatísticos. É preciso atitude. Pensando nisso foi proposto uma gincana para coleta seletiva de polímeros como: PET. PC, PVC e "plástico filme", aos alunos das 3ª séries de Ensino Médio.





     Esse material, será vendido e o dinheiro, convertido em reagentes para o laboratório de ciências da escola. Para maior sensibilização, a equipe que arrecadasse mais materiais faria uma visita a locais relacionados ao assunto. 

DESCASO TOTAL
     

     Visitamos o lixão e lá podemos ver o tamanho do descaso com o lixo produzido na cidade. Caminhões e mais caminhões superlotando um espaço e expondo o "lixo a céu aberto" sem cuidado algum com o solo e água.

RECICLAR COMO FORMA DE REMEDIAR UM PROBLEMA



     Também visitamos uma indústria de fabricação de tubulações e madeiras a partir de material reciclado. Nessa visita os alunos puderam acompanhar a produção por etapas: lavagem de materiais, trituração, transformação em granulados e, por fim, formação do produto final.

MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR





     Visitamos a indústria RUAH, na cidade de Marco CE, mais especificamente o setor de espumas. Nessa oportunidade, além de presenciarem a produção, os alunos tiveram uma aula de sustentabilidade, pois uma das preocupações da indústria trata-se no respeito ao meio ambiente e na produção ZERO de lixo.  
     Agradeço a todos que ajudaram de alguma forma na execução dessa atividade: Indústria Ruah, Loro, Secretaria de Transporte, laboratório de ciências, na coordenação do prof Francigleison, Direção e Coordenação da escola, e aos alunos pelo empenho e participação nas atividades.

OUTRAS IMAGENS:
   









segunda-feira, 23 de março de 2015

INFORMÁTICA E APRENDIZAGEM

Utilizo desse "post" para relatar a experiência que tive com as turmas de 3º ano da Escola Marieta Santos junto ao laboratório de informática da escola, na coordenação dos professores Luís Vongesse e Geana Vasconcelos.
Para iniciar os estudos sobre polímeros pedi aos alunos que respondessem umas perguntas, com auxílio da Internet, sobre o assunto (em forma de pesquisa direcionada, visto que os alunos poderiam se perder diante de tantas abas que o mesmo encontra durante uma pesquisa vaga/sem orientação). Muito bom para se criar conceitos introdutórios e indispensáveis no processo de construção do conhecimento.
Depois da pesquisa foi possível fazer um debate sobre o que foi encontrado para darmos continuidade aos estudos. Desde já agradeço aos professores coordenadores do LIE e aos alunos envolvidos na atividade.
Utilizar de novas tecnologias em sala não é mais uma questão de opção, mas sim, adequação. As tecnologias fazem parte de um contexto e deixa de ser vista como um acessório/enfeites para nossas aulas.